terça-feira, 22 de maio de 2012

A vingança de Peter Pan

WENDY: Peter, diga, você tem sentimentos?
PETER: Sentimentos?
WENDY: O que você sente? Felicidade, tristeza, ciúme?
PETER: Ciúme? Sininho!
WENDY: Raiva?
PETER: Gancho!
WENDY: Amor?
PETER: Amor?
WENDY: Amor.
PETER: Eu nunca ouvi falar!
WENDY: Eu acho que ouviu Peter! E ouso dizer que já sentiu por alguma coisa ou... por alguem.
PETER: Nunca! Só o som da palavra me ofende!
WENDY: Peter!
PETER: Porque você estragou tudo? Foi divertido não foi? Eu ensinei você a lutar e a voar! O que existe, além disso?
WENDY: tanta coisa mais!
PETER: O que? O que mais existe Wendy?
WENDY: Não sei, deve ficar mais claro à medida que você cresce!
PETER: Mas eu não vou crescer! Não vai me obrigar! Vai ser banida, como a Sininho!
WENDY: Eu nao vou ser banida!
PETER: Então vá pra casa! Vá pra casa e cresça! E leve esses sentimentos com você!"

            Se na Terra do Nunca não existe tempo, como estaria Peter Pan hoje?
            Eu arriscaria dizer que deve estar arcando com as consequências de sua escolha por não crescer, já que é inevitável se tornar adulto. Ninguém melhor que o Peter para falar da prisão que é a sua vingança. E não me refiro a vingança contra o Capitão Gancho, mas aquela vingança de permanecer criança!
Tudo começou quando Peter Pan escutou de seus pais os projetos que o esperavam para a sua vida adulta e por negar-se, resolve fugir voando para viver com fadas na Terra do Nunca. Mas um dia, saudoso de casa, decide voltar e encontra a sua janela fechada. Pelo vidro, ele vê outro bebê em sua cama. Sente que os pais o haviam substituído e ressentido, opta por não crescer e volta a sua terra imaginária.
Como o Peter é humano, fico pensando que hoje deve ser difícil para ele enxergar que a sua vingança o impossibilitou de aproveitar a companhia dos seus próprios pais, irmãozinho, ir a baladas, fazer parte de uma turma de faculdade, trabalhar, viajar, dirigir, ter sua própria casa, ser bem sucedido, casar e voltar a ser criança vendo seus próprios filhos brincarem.
E se não bastasse tudo isso, Peter ainda se nega a reconhecer o amor em si e se sente até ofendido quando questionado sobre o sentimento (vide diálogo acima). Tudo isso porque o aliado de sua vingança é a arte de negar o amor aos seus pais já que se sente substituído pelo irmão. E assim, passa a vida negando o mesmo amor para muitas pessoas.....
Quem não ficou ressentido com algo na infância e passou a agir se vingando de algumas coisas na vida? Às vezes, essa vingança passa despercebida por muito tempo até que um grande incômodo surge capaz de despertar a verdadeira realidade da própria prisão.
            E esse grande incômodo é ruim? Talvez seja uma benção disfarçada!
            Talvez o Peter Pan teria crescido se tivesse perdido a batalha final para o Capitão Gancho! Quem sabe a derrota teria o feito perceber as limitações da infância. Quem sabe não teria desejado “ser grande” para ganhar outra batalha ou lutar em melhores condições?
Mas como o Peter não é só a criança que se recusa a crescer, mas também é a criança linda que existe em todos nós....
 Basta pensar em coisas alegres, e seu coração vai voar nas asas, para sempre, na Never Never Land!

Abraços

            Marcia Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário